terça-feira, 29 de março de 2011

Transporte coletivo


                No segundo dia, a Cindy me levou para fazer o trajeto da escola, a fim de saber que ônibus pegar e onde. De Fernwood Road, eu teria que pegar o 22 até o posto de gasolina perto da casa de repouso, e de lá, o 14 ou 4, ou qualquer um escrito Uvic. Ela também me deu um livreto com os horários de ônibus. Em geral, eles são pontuais, então procure estar no ponto na hora certa.  

                Em Victoria, o transporte coletivo não é apenas eficiente. Também é seguro. É libertador poder esperar pelo seu ônibus à noite em uma rua não tão movimentada, coisa que nem em uma cidade pequena como Cabo Frio eu pensaria em fazer. Dizem que Deus protege os loucos, as crianças e as loiras, então talvez por isso eu nunca tenha sido assaltada, mesmo morando emu ma cidade grande. Em Victoria então, eu me senti mal acostumada. Apesar de o comércio fechar as 5 da tarde, os bares , restaurantes e boates ainda ficam abertos até tarde, então a rua continua movimentada, em volta do 7 eleven, que é onde ficam os pontos de taxi.

Eu só não pegava ônibus de volta para casa depois de uma noitada porque o 22 para de rodar as 9:30 da noite. Nada que um taxi não resolva: para voltar para casa eu pagava 10 dolares em média. Isso quando eu não confundia Pembroke com Pemberton e ia parar lá longe. Mas em condiçoes normais, pagar 20 reais para voltar para casa não é um preço tão caro assim.

No primeiro dia de aula, os alunos da UVic podem comprar um passe mensal de ônibus. Custa 75 dólares, e você pode andar quantas vezes quiser durante aquele mês inteiro. Se for ficar mais tempo, tem que comprar outro no mês seguinte. Compre assim que pisar na faculdade, porque eles acabam rápido. Ele não é como um Rio Card da vida, que você gasta toda vez que usa. É mais como um “ pague e use quantas vezes puder”. Pense assim. Se for bem pão-duro, vá de onibus para tudo que é canto, para fazer o dinheiro valer a pena. No final das contas, vale muito a pena. Massss, se preferir contar moedinhas todas as vezes que entrar no ônibus, fique a vontade. Saiba que eles não trocam dinheiro no ônibus, então, se colocar dinheiro a mais, perdeu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário